As empanadas são um dos pratos mais típicos da Argentina e da América do Sul. Você pode recheá-las com diferentes recheios, desde um guisado (lembre-se de esfriar o guisado), presunto e queijo, cogumelos, curau de milho, frango com pimentões e muito mais!
Ingredientes:
Serve: 12-15 massas para empanadas
- 3 xícaras de farinha de trigo sem fermento
- ¼ a ½ colher de chá de sal
- 150 g de manteiga sem sal
- 1 ovo
- ¼ a ½ de xícara de água ou leite, ajustar de acordo com a necessidade para obter uma massa suave e livre de grumos.
Guia Passo-a-Passo:
- Misture o sal e a farinha num processador de alimentos
- Adicione a manteiga e pulse por 2 minutos, até que a manteiga e a farinha formem uma espécie de farofa
- Agregue o ovo e a água ou leite (aos poucos) e continue pulsando até que se forme uma massa um pouco grumosa
- Para fazer a massa de empanadas com as mãos, siga o mesmo procedimento, mas utilizando as mãos para misturar os ingredientes
- Divida a massa em 2 bolas grandes e as achate levemente para formar discos. A massa pode ser utilizada imediatamente ou refrigerada para uso posterior (1 a 2 dias, no máximo).
- Use um rolo para abrir a massa e deixá-la mais fina, mas não o suficiente para poder ver através dela. Daí, corte discos de massa para empanadas individuais (você pode usar um copo grande, como forma, ou um pires). Você também pode fazer bolinhas individuais para cada empanada e abri-las fazendo uma forma redonda (não precisa ser um círculo perfeito) – se tiver uma prensa para tortillas, também pode ser utilizada.
- Use a massa imediatamente ou guarde na geladeira/congelador para usar mais tarde.
Nota:
- Para montar as empanadas, coloque uma colher de sopa no meio de cada disco de massa. A quantidade de recheio varia de acordo com o tamanho da empanada, mas, em geral, é mais fácil fechar uma empanada que não esteja super recheada – não queremos um burrito.
- Para selar a empanada, molhe um dedo e passe-o por toda a borda do disco de massa, então feche o disco e sele as bordas, apertando com os dedos. Se a massa não grudar bem para ficar fechada, você pode passar, ao invés de água, clara de ovo, que fará um papel de cola para a empanada. Outra maneira de fazer isso é utilizando um garfo para ajudar a selar as bordas. Para fazer o padrão de repulgue trançado, use seus dedos para dobrar uma das pontas da empanada em direção ao meio e repita isso com cada ponta nova, que se forma com cada dobra. Esse tutorial em vídeo pode ajudar.
- Para melhores resultados, recomenda-se refrigerar as empanadas por pelo menos 30 minutos antes de assá-las – isso também as ajuda a selar melhor e evita que o recheio vaze.
- Se quiser que suas empanadas tenham um acabamento mais bonito, dourado, você pode pintá-las com um ovo batido (ou apenas um gema quebrada em um pouquinho de água).
- Asse as empanadas em um forno pré-aquecido. Em geral, elas são assadas a 190-200 ºC, a temperatura varia de acordo com o forno e o tamanho das empanadas. As menores podem ser assadas a 190 ºC. O tempo também varia (novamente, dependendo do tamanho do forno), mas é entre 18 a 23 minutos – as empanadas estarão prontas quando estiverem douradas.
E é isso – uma receita da autêntica empanada argentina para você ajustar como quiser.